A Prefeitura de Aquiraz, promoveu nesta terça-feira (2), no auditório da Casa do Saber Justiniano de Serpa, a abertura da IV Semana Municipal de Conscientização do Autismo. O evento reuniu autoridades, profissionais da rede municipal, familiares, estudantes e representantes das Secretarias de Educação, Trabalho e Assistência Social, Cultura e DEMUTRAN.
Um dos momentos mais marcantes da programação foi a apresentação do pequeno Ângelo Silva, de apenas 7 anos, que emocionou a todos ao cantar a música “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade. Ângelo, diagnosticado com autismo, era não-verbal até os quatro anos e surpreendeu os presentes com sua evolução e sensibilidade. “Até os 4 anos ele não falava. Hoje ele está aqui, cantando e nos enchendo de orgulho. Só temos gratidão ao trabalho do DIA/NAME”, declarou Márcia Gonçalves da Silva, mãe de Ângelo.
A diretora do DIA/NAME, Manu Matos, também se emocionou ao relembrar o momento em que descobriu o talento do menino. “No Bailinho de Carnaval, ele veio até mim e disse: ‘tia, eu tenho uma música’. E cantou com o coração. Hoje, ele abriu nosso evento com arte e esperança.”
A manhã seguiu com uma série de atividades lúdicas, educativas e apresentações artísticas, como a peça “É normal ser diferente”, e a participação especial dos palhaços Pirulito e Chocolate. Também foi realizada uma exposição com trabalhos desenvolvidos pelas crianças atendidas pelo núcleo, além da palestra da professora Fabíola Bacelar com o tema: “Informação gera empatia; empatia gera respeito”.
Outro destaque foi o jovem Gabriel Martins da Silva, que é atendido pelo DIA/NAME e atuou como cerimonialista do evento, demonstrando, mais uma vez, os avanços proporcionados pelas ações do núcleo.
O evento contou com a presença do prefeito Bruno Gonçalves, do secretário executivo da Saúde, Dr. Roberto Cardoso, da secretária de Trabalho e Assistência Social, Ana Vládia Ibiapina, do procurador municipal Dr. Gustavo Façanha, do comandante da Guarda Civil, Sílvio Maia, do vereador Alderlan Oliveira, e outros representantes da rede.
Desde sua criação, o DIA/NAME já atendeu centenas de crianças com transtorno do espectro autista, passando de 32 para 879 atendimentos. O núcleo é referência em inclusão e acolhimento, utilizando a arte, a educação e o cuidado como instrumentos de transformação social.
A Semana de Conscientização do Autismo segue com outras atividades ao longo da semana, reforçando o compromisso de Aquiraz com a inclusão, o respeito e a dignidade de todas as crianças e suas famílias.